O mercado e o consumidor mostram-se cada vez mais atentos às questões de sustentabilidade e preservação ambiental nas relações de compra e prestação de serviço das empresas. Passou-se a priorizar produtos biodegradáveis, recicláveis e que não demandam de extração contínua e supressão severa dos recursos naturais finitos. Neste contexto, o papelão ondulado representa a opção mais vantajosa frente a outros tipos de embalagens. Além da facilidade de manuseio e da grande aplicabilidade, a produção do papelão ondulado apresenta um baixo impacto ambiental – podendo voltar aos centros de reciclagem por várias vezes. Ademais, a utilização de água para fabricação desse tipo de matéria retornável também é reduzida, assim como é utilizada uma menor quantidade de energia e, em consequência, há a diminuição na emissão de gases poluentes na atmosfera.
Estamos habituados a ver embalagens feitas com papelão ondulado, mas geralmente não percebemos a sua intensa presença em nosso cotidiano. O papelão ondulado é a principal embalagem de produtos manufaturados e serve como envoltório de alimentos, frutas, remédios, móveis, eletrônicos, produtos de higiene e de vestuário. A participação do papelão ondulado em nossas vidas é possível devido a variedade de formas e tamanhos em que pode ser moldado, e que, aliada a eficácia de proteção, amplia a possibilidade de ser utilizado. Além disso, o papelão é susceptível a estilização e pode ser projetado e pigmentado de acordo com o projeto estabelecido, trazendo estilo próprio às embalagens e contribuindo na publicidade do produto.
O comportamento de consumo influencia a exigência de produção e vice-versa. Há, na produção de papelão ondulado, a preocupação em manter a cadeia produtiva sob um ciclo sustentável que alcança além das medidas de obtenção da matéria prima e a confecção industrial, a geração de emprego e renda a partir da manutenção das florestas replantadas e dos processos de reciclagem. A responsabilidade social e ambiental em produzir sem agravar os contextos ambientais, e a iniciativa de minimizar os efeitos nocivos das indústrias ao ecossistema é crescente e irreversível. Frente a esse pensamento, é possível pensarmos na união de praticidade, inovação e sustentabilidade do papelão ondulado como a opção mais assertiva dentre as disponíveis no mercado.