Sacos de Papel

Gestão da Qualidade: por que esse processo é essencial na produção de sacos multifoliados?

Uma embalagem é muito mais do que um meio de armazenar produtos.

Uma embalagem é muito mais do que um meio de armazenar produtos. É um instrumento que protege negócios e tem influência direta no modo de consumo de diversas pessoas ao redor do mundo.

A Trombini preza pela manutenção do padrão elevado de todas as soluções em embalagens que desenvolve. Por isso, conta com uma série de ações que visam não apenas proteger os produtos acondicionados como também garantir a qualidade ao longo de todo o processo produtivo.

Testes físicos

São realizados em equipamentos específicos, que garantem resultados com alta precisão, avaliando a eficiência de características como resistência, rasgo e tração das embalagens multifoliadas, sejam elas para acondicionar alimentos ou outros materiais como cimento e fertilizantes.

Teste de queda

Para verificar a resistência da embalagem, realizamos ainda o teste de queda, feito com a embalagem cheia com o próprio material ou com um mais próximo da densidade do original. A embalagem é erguida a uma altura de 1,20 m e, na sequência, é solta. Ao cair no chão, fazemos a análise das características físicas da embalagem, observando possíveis rompimentos e vazamentos.

Programa de Segurança de Embalagens

Já parou para pensar em quantos processos estão envolvidos na produção de embalagens, especialmente aquelas que acondicionam alimentos? Há diversos fatores previstos na legislação que devem ser rigorosamente respeitados, bem como demandas específicas de cada cliente.

No caso da fabricação de sacos multifoliados, considerados embalagens primárias (que estão em contato direto com o produto armazenado), o cuidado no processo produtivo deve ser redobrado. Por isso, a Trombini conta com um Programa de Segurança de Embalagens, que tem por objetivo garantir a produção segura de embalagens destinadas ao segmento de alimentos.     

Mantido por uma equipe multidisciplinar em todas as fábricas convertedoras da Trombini, o programa identifica os perigos envolvidos no processo de produção das embalagens, mede os riscos de contaminação, estabelece práticas efetivas para conter e/ou eliminar riscos, capacita os envolvidos no processo produtivo para aplicá-las e monitora os resultados, numa análise detalhada e frequente. 

O escopo do Programa de Segurança de Embalagens da Trombini compreende o Programa de Boas Práticas de Fabricação (BPF), o Programa APPCC (Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle), bem como os programas de Defesa (Food Defense) e Identidade (Food Fraud) do Produto.    

Algumas das práticas adotadas pela Trombini para garantir a segurança das embalagens voltadas para o setor alimentício são:

O monitoramento da efetividade de todas essas ações é realizado por meio de inspeções mensais, análise de indicadores e auditoria dos clientes.

Recomendação AIB International

A unidade de Sacos em Curitiba (PR) possui a recomendação da AIB – American Institute of Baking Internacional, por estar adequada ao Programa de Pré-Requisitos de Segurança de Alimentos.

A recomendação comprova que as práticas adotadas na fabricação atendem os requisitos mais rigorosos de segurança de embalagens que entram em contato com alimentos e garante o fornecimento seguro tanto para o cliente quanto para o consumidor final.

Tudo isso é fruto do compromisso da Trombini em oferecer soluções eficientes e seguras em embalagens de papel, dentro de um padrão ótimo de qualidade.

Compartilhe este conteúdo: