Sustentabilidade
Manejo florestal
O manejo florestal é uma prática essencial em nossos processos de fabricação.
Envolve uma série de técnicas e estratégias adotadas para o atendimento dos quesitos
legais e ambientais vigentes com o objetivo de preservar os ecossistemas naturais.
manejo florestal
Como realizamos
o manejo florestal
responsável
Se você já se perguntou como é nosso processo por trás do reflorestamento das espécies de pinus e eucalipto, você veio ao lugar certo!
Confira abaixo quais são as etapas do manejo florestal responsável e como ele é determinante na produção das nossas soluções em embalagens de papel.
Antes de tudo, é preciso encontrar os locais ideais para o plantio. Cada pedacinho de terra é mapeado minuciosamente, identificando as Áreas de Preservação Permanente (APP), reservas legais e outros usos da terra, sempre respeitando as normas ambientais. Só utilizamos madeira de florestas renováveis (plantadas) e não adotamos práticas de desmatamento para extração da madeira ou para plantio de florestas.
Aqui, o manejo florestal é levado a sério. Todas as normas e legislações ambientais são seguidas à risca, garantindo que o plantio seja feito em áreas consolidadas e sem prejudicar o meio ambiente. Além disso, nossa madeira passa por auditorias internas e externas para garantir sua origem controlada.
Temos certificação internacional que atesta a execução das melhores práticas sustentáveis ao longo de toda a cadeia produtiva, garantindo a procedência e rastreabilidade da matéria-prima do papel.
As espécies de pinus e eucalipto têm papéis importantes em nossa produção. O pinus, com suas fibras longas e resistentes, é utilizado na fabricação de embalagens de sacos multifoliados. Já o eucalipto é utilizado na geração de energia e vapor, assim como a casca do pinus, que também é aproveitada nesse processo, essencial para a nossa produção.
Além de fazer o manejo florestal responsável, também semeamos a conscientização. Por meio de palestras em escolas, participação em eventos acadêmicos e outras ações comunitárias, reforçamos socialmente a importância da preservação das florestas e de diversas ações pró-meio ambiente, como a coleta seletiva e a reciclagem, por exemplo.
Atualmente, contamos com quase 5 mil hectares de florestas plantadas e mais de 6 mil hectares preservados em APPs, reservas legais e áreas nativas.