O Pensar Sustentável

15 de maio de 2020

Define-se sustentabilidade como a capacidade de desenvolver-se e sustentar-se. O conceito de sustentabilidade associado à natureza emergiu com potência nas últimas décadas, mostrando que é preciso manter o crescimento e evolução dos negócios sem que, com isso, o meio ambiente e todos os seus finitos recursos sejam sobrecarregados ou mesmo esgotados pelas ações humanas. É necessário e urgente que exista um equilíbrio constante entre o desenvolvimento econômico, com geração de empregos, rendas, e a possibilidade de suprir as necessidades das pessoas, com a preservação da natureza, das florestas, da biodiversidade e do ecossistema como um todo.

A efetivação de um mundo mais sustentável acontece, principalmente, através da escolha. A escolha do consumidor é capaz de comunicar o seu comprometimento com a consciência ecológica. Deste modo, incorporar a atitude sustentável como um exercício coletivo, significa participar ativamente das mudanças que os empreendimentos propõem, de reduzir ao máximo o impacto ambiental dentro dos processos produtivos e acrescer o impacto social; considerando que na sistemática de reaproveitamento de materiais e recursos, existem inúmeras pessoas envolvidas para tornar possível aquele produto, ideia, ou serviço, e para dar vez ao que pode ser mais do que uma alternativa viável, mas uma opção biodegradável, ecológica e renovável. Não somente a tecnologia e criatividade dos processos permitem que essas alternativas sejam possíveis e cada vez mais presentes, mas sim porque o poder de escolha é imperativo e sinônimo de responsabilidade social e ambiental.

Precisamos compreender que o pensar sustentável é um mecanismo de ações integradas, que ao mesmo tempo em que revelam benefícios às pessoas, refletem o cuidado com o planeta que habitamos. Sustentabilidade é sobre gerir projetos, pessoas, recursos e negócios de maneira consciente e completa. Somente através das escolhas é que nos posicionamos de fato, no mundo verde que queremos construir.


Artigos Relacionados
POR QUE UTILIZAR PAPELÃO ONDULADO?

O mercado e o consumidor mostram-se cada vez mais atentos às questões de sustentabilidade e preservação ambiental nas relações de compra e prestação de serviço das empresas. Passou-se a priorizar produtos biodegradáveis, recicláveis e que não demandam de extração contínua e supressão severa dos recursos naturais finitos. Neste contexto, o papelão ondulado representa a opção […]

Ver Mais
Inovação – Uma nova abordagem para um velho tema

Estudos, artigos e trabalhos de institutos especializados no mercado indicam que cada vez mais as indústrias de embalagens estão e serão pressionadas para criar alternativas mais baratas e de caráter inovador. Criar alternativas, por meio da tecnologia, que tragam benefícios para o processo e que preconize diferenciais ao produto do cliente no momento da escolha […]

Ver Mais

Newsletter
Trombini

Gostaria de receber informações a respeito das soluções, serviços e produtos da Trombini?