Define-se sustentabilidade como a capacidade de desenvolver-se e sustentar-se. O conceito associado à natureza emergiu com potência nas últimas décadas, mostrando que é preciso manter o crescimento e evolução dos negócios sem que, com isso, o meio ambiente e todos os seus finitos recursos sejam sobrecarregados ou mesmo esgotados pelas ações humanas. É necessário e urgente que exista um equilíbrio constante entre o desenvolvimento econômico com geração de emprego e renda, e a possibilidade de suprir as necessidades das pessoas, preservando a natureza, as florestas, a biodiversidade e o ecossistema como um todo.
A efetivação de um mundo mais sustentável acontece, principalmente, através da escolha. A escolha do consumidor é capaz de comunicar o seu comprometimento com a consciência ecológica. Deste modo, incorporar a atitude sustentável como um exercício coletivo, significa participar ativamente das mudanças que os empreendimentos responsabilizam-se e propõem, para reduzir ao máximo o impacto ambiental dentro dos processos produtivos e acrescer o impacto social; considerando que na sistemática de reaproveitamento de materiais e recursos existem inúmeras pessoas envolvidas para tornar possível aquele produto, ideia, ou serviço possível — e para dar vez ao que pode ser mais do que uma alternativa viável, mas uma opção biodegradável, ecológica e renovável. Não somente a tecnologia e criatividade dos processos permitem que essas alternativas sejam cada vez mais presentes, mas sim porque o poder de escolha é imperativo e sinônimo de responsabilidade social e ambiental.
Precisamos compreender que o pensar sustentável é um mecanismo de ações integradas, que ao mesmo tempo em que revelam benefícios às pessoas, refletem o cuidado com o planeta que habitamos. Sustentabilidade é sobre gerir projetos, pessoas, recursos e negócios de maneira consciente e completa. Somente através das escolhas é que nos posicionamos de fato no mundo verde que queremos construir.