Projetos sociais
Nossas ações de
responsabilidade
Iniciativas sustentáveis e sociais para transformar vidas.
Projetos sociais
O desenvolvimento
social brasileiro
por meio da coleta
de resíduos
Os dados mais recentes divulgados pelo Movimento Nacional de Catadores de Recicláveis (MNCR) estimam que há mais de 800 mil pessoas atuando na coleta de resíduos em todo o Brasil. Um trabalho importantíssimo que permite a destinação correta dos materiais coletados. Conheça os projetos que apoiamos e fomentam a sustentabilidade e o desenvolvimento social e econômico.
Conheça nossos projetos:
Paz e Bem e Tia Dina
O trabalho de reciclagem realizado pela Cooperativa Paz e Bem, localizada em Caxias do Sul (RS), gera renda para diversas famílias da região e proporciona uma melhoria significativa na qualidade de vida dos cooperados. Diante dessa iniciativa inspiradora, decidimos apoiá-los para viabilizar a instalação de ecotendas, pontos para coleta de recicláveis, como papel, plástico, vidro e blisters (cartelas de medicamentos).
Além disso, doamos computadores e patrocinamos os alunos do projeto Tia Dina, que oferece contraturno escolar a crianças de 6 a 14 anos que sejam familiares dos cooperados da Cooperativa Paz e Bem. São desenvolvidas atividades de consciência ecológica, ética e cidadania, arte e cultura e educação ambiental.
Bom Aluno
O Programa Bom Aluno é um instrumento de mudança social. Desde 2019, acompanhamos e incentivamos o desenvolvimento dos alunos de baixa renda que demonstram talento, bom rendimento escolar e comprometimento, proporcionando a oportunidade de uma formação acadêmica de excelência a partir do 7º ano do Ensino Fundamental até a conclusão do Ensino Superior.
Conectando o Futuro
No projeto Conectando o Futuro, buscamos ir além das fotos, palavras e doações. Viabilizamos a capacitação para suporte em TI a filhos e netos de catadores de recicláveis. Com isso, queremos possibilitar aos jovens protagonizar suas vidas e carreiras.
APAFRAI – Associação de Papeleiros de Fraiburgo
Fundada em 2023, por meio de um trabalho da Prefeitura Municipal de Fraiburgo, a associação conta com nosso apoio desde então. Atualmente são 14 cooperados que recebem os recicláveis coletados na cidade de Fraiburgo, selecionam e comercializam junto a empresas consumidoras, como a Trombini.
O papelão selecionado por eles é destinado à nossa unidade em Fraiburgo, onde produzimos novas embalagens que abastecem a região. Isso é economia circular no seu conceito mais amplo.