Perspectivas em 2020

28 de maio de 2020

Iniciamos 2020 cheios de otimismo pois tudo indicava que teríamos um ano de luxo. Retomado o caminho do crescimento sustentado, embora sempre dentro do ambiente político conturbado de nosso país, nem de longe poderíamos imaginar o que viria pela frente, pois o impensável aconteceu. Fomos atropelados no início de nossa arrancada e cá estamos agora meio aturdidos, tentando retomar o caminho. Todo planejamento feito foi para a última gaveta e em meio a este turbilhão de fatos, estamos tentando nos encontrar.

Buscando um mínimo de racionalidade no contexto e avaliando as possibilidades de médio prazo   quanto ao nosso mercado, tanto de papelão ondulado quanto de sacos de papel, já podemos neste momento concluir que teremos desempenhos setoriais muito distintos em nossa carteira de clientes. Alguns deles, como os do segmento alimentício, higiene e limpeza, seguiram com níveis de consumo próximos da nova normalidade – não tão distante da anterior. Porém, outros que atuam no segmento de bens não de primeira necessidade e duráveis, certamente sofrerão abalos profundos em suas carteiras de pedidos, e por consequência, também teremos déficits importantes em nossas produções planejadas. No segmento de sacos de papel, a dependência forte que temos do mercado da construção civil deverá marcar quedas expressivas de volume, já que levará tempo para este setor voltar à normalidade.

Todas as opções estão sendo avaliadas para que os impactos sejam os menores possíveis: novos mercados, novos produtos, novos canais de venda, enfim, todas as alternativas que possam atenuar os efeitos da queda, tão acentuada neste momento.

Empresas como a nossa, que estão estabelecidas há muito tempo no mercado, de alguma forma estão sempre preparadas para enfrentar novas crises, talvez não como esta que certamente traz um desafio maior e que pelo nível de complexidade deixará muitas iniciativas empresariais pelo caminho, mas nós, com certeza, encontraremos uma forma de sobreviver. Seja através da força do nosso produto ou pela determinação das pessoas que integram nossas equipes, sairemos mais fortes e sabendo aproveitar os espaços que muitos vão deixar quando a crise acabar.

Seguimos determinados, acreditando em nosso potencial. Somos uma empresa nascida e criada para o sucesso, e desafios como este fazem parte da trajetória dos grandes vencedores e líderes do futuro.

Gilmar Luiz Maffei
Superintendência de Vendas – Trombini Embalagens S/A


Artigos Relacionados
Grupo de Melhoria reduz tempo de setup de impressora e potencializa eficiência produtiva de fábrica de Papelão Ondulado em Curitiba (PR)

  Quando todos estão empenhados, a melhoria contínua flui pelos processos internos, trazendo excelentes resultados para a empresa e suas equipes de trabalho. É o caso do projeto de redução do tempo de setup* em uma impressora, na fábrica de papelão ondulado da Trombini em Curitiba (PR). Foram tomadas ações como engajamento das equipes, implantação […]

Ver Mais
POR QUE UTILIZAR PAPELÃO ONDULADO?

O mercado e o consumidor mostram-se cada vez mais atentos às questões de sustentabilidade e preservação ambiental nas relações de compra e prestação de serviço das empresas. Passou-se a priorizar produtos biodegradáveis, recicláveis e que não demandam de extração contínua e supressão severa dos recursos naturais finitos. Neste contexto, o papelão ondulado representa a opção […]

Ver Mais
Inovação – Uma nova abordagem para um velho tema

Estudos, artigos e trabalhos de institutos especializados no mercado indicam que cada vez mais as indústrias de embalagens estão e serão pressionadas para criar alternativas mais baratas e de caráter inovador. Criar alternativas, por meio da tecnologia, que tragam benefícios para o processo e que preconize diferenciais ao produto do cliente no momento da escolha […]

Ver Mais

Newsletter
Trombini

Gostaria de receber informações a respeito das soluções, serviços e produtos da Trombini?