Trombini é a grande vencedora do Prêmio Melhores Práticas 5S – Região Sul

22 de novembro de 2023

Quando equipes comprometidas e talentosas se unem por um propósito, o sucesso é garantido. Prova disso é o reconhecimento conquistado pela Trombini durante o IV Encontro Sul-Brasileiro do Programa 5S, organizado pela Ápice Educação Executiva, em Joinville (SC). A empresa levou o primeiro lugar na categoria empresas de grande porte na 4ª edição do Prêmio Melhores Práticas 5S – Região Sul.

A Trombini foi a vencedora com o case “A Jornada do Programa 5S na Trombini e a situação atual com o Pilar de Organização do WCM dentro do Programa INOVAR”, apresentado pelo especialista em Melhoria Contínua, Daniel Ayub, e pelo coordenador de produção da unidade Papel Curitiba, Everton Pires.

O Programa 5S é uma metodologia originária do Japão com reflexos diretos na gestão da qualidade da empresa, colaborando para tornar os processos internos mais ágeis, efetivos, seguros e padronizados. Além disso, o 5S atua na redução de desperdícios no dia a dia corporativo e na criação de um ambiente de trabalho mais saudável e produtivo.

Os 5 sensos da metodologia (Seiri = Senso de Utilização; Seiton = Senso de Organização; Seiso = Senso de Limpeza; Seiketsu = Senso de Higiene; Shitsuke = Senso de Ordem Mantida) são aplicados por diversas empresas desde a década de 1950. Na Trombini, é aprimorada constantemente em busca da melhoria contínua dos processos.

Para Daniel Ayub, o processo de avaliação ao qual a empresa foi submetida tornou a conquista ainda mais especial. “Concorremos com outras seis empresas de grande porte, muitas delas multinacionais. O passo a passo adotado pela Trombini nas metodologias do WCM no Programa INOVAR foi bastante elogiado pelos jurados, que destacaram ainda a qualidade dos processos de análise e das ferramentas de acompanhamento e implementação que utilizamos internamente. Aproximadamente 300 pessoas acompanharam a nossa apresentação, algo muito bacana”.

Os representantes da Trombini no evento foram: Daniel Ayub (Assessoria Industrial); Everton Eloi Pires (Papel Curitiba); Allan Szewczuk Rodrigues (Papel Curitiba); Bruno Moreira (Papel Curitiba); Dioni Rocha (Papel Curitiba); Everson Luiz Verner (Papel Curitiba); Leandro Severgnini Silva (Papel Curitiba); Adriano Oliveira Miranda (Papel Curitiba); Ana Scheila Buyno (PO Fraiburgo); Daniela Carneiro (PO Fraiburgo); Everton Trai (Papel Fraiburgo); Norberto Hepp (Papel Fraiburgo).


Artigos Relacionados
Grupo de Melhoria reduz tempo de setup de impressora e potencializa eficiência produtiva de fábrica de Papelão Ondulado em Curitiba (PR)

  Quando todos estão empenhados, a melhoria contínua flui pelos processos internos, trazendo excelentes resultados para a empresa e suas equipes de trabalho. É o caso do projeto de redução do tempo de setup* em uma impressora, na fábrica de papelão ondulado da Trombini em Curitiba (PR). Foram tomadas ações como engajamento das equipes, implantação […]

Ver Mais
POR QUE UTILIZAR PAPELÃO ONDULADO?

O mercado e o consumidor mostram-se cada vez mais atentos às questões de sustentabilidade e preservação ambiental nas relações de compra e prestação de serviço das empresas. Passou-se a priorizar produtos biodegradáveis, recicláveis e que não demandam de extração contínua e supressão severa dos recursos naturais finitos. Neste contexto, o papelão ondulado representa a opção […]

Ver Mais
Inovação – Uma nova abordagem para um velho tema

Estudos, artigos e trabalhos de institutos especializados no mercado indicam que cada vez mais as indústrias de embalagens estão e serão pressionadas para criar alternativas mais baratas e de caráter inovador. Criar alternativas, por meio da tecnologia, que tragam benefícios para o processo e que preconize diferenciais ao produto do cliente no momento da escolha […]

Ver Mais

Newsletter
Trombini

Gostaria de receber informações a respeito das soluções, serviços e produtos da Trombini?