Qual é o seu papel?

28 de agosto de 2020

Tudo tem um propósito, um papel.

Tive a oportunidade de, juntamente com minha equipe, no período antes da pandemia da covid-19, visitar diversos fornecedores que diariamente tem feito o seu propósito: coletar, processar, enfardar e entregar aparas de papelão ondulado para a Trombini.

Me impressionei com os equipamentos vistos em diversos depósitos, prensas gigantescas, caminhões identificados com o logotipo do depósito, bobcats, produção em escala…. Também me impressionei com depósitos pequenos, com a família toda trabalhando junto, as prensas menores, os carrinheiros chegando com alguns quilos de papelão ondulado para vender…. Tudo aquilo que é rotineiro.

Encantado fico em ouvir atentamente todas as histórias contadas pelos proprietários dos seus negócios, de como é ser um catador de papelão. Sim, um catador, pois salvo alguma exceção, a grande maioria começou assim: utilizando uma bicicleta, um carrinho manual, uma pampa, uma kombi, um caminhãozinho… Muitas vezes, o pai, mãe e filhos, todos juntos estavam em busca de papelão para recolher, haja visto essa ser a única atividade rentável da família. Fico curioso sabendo dos planos de expansão dos novos negócios dos depósitos, onde planejam expandir os volumes, a atuação… E alegre fico sabendo que querem continuar contando com a Trombini como seu parceiro. Isso importa.

Sinto falta disso. Sinto falta do contato face-to-face, de ouvir novas histórias, de olhar os fardos e dizer: “Parabéns, suas aparas estão muito boas!”, ou “É preciso melhorar a qualidade”. Sinto falta de ver o brilho no olhar de todos os nossos parceiros, que diariamente lutam para gerar renda, empregos, e que são atores fundamentais no processo de reciclagem. Sinto falta de falar, olhando no olho, obrigado pela parceria.

Tive a oportunidade de aprender que o fato de se permitir ouvir e se colocar no lugar do outro, se colocar para colaborar, presume uma relação de parceria: a parceria de um cliente com seu fornecedor.

Há quem diga que o seu papel é apenas reciclar, eu vejo que o nosso papel é construir parcerias, é verdadeiramente colaborar.

A Trombini recicla mais de 24.000 toneladas de aparas de papelão ondulado por mês.

Se você já é nosso fornecedor de aparas de papelão ondulado, muito obrigado por fazer parte dessa história. Se você ainda não é e se interessou em fazer parte disso, te convidamos a conhecer mais sobre a Trombini e nossa forma de trabalhar.

*Relato de Regis Carlos Moterle – Setor de aquisição de matéria-prima


Artigos Relacionados
POR QUE UTILIZAR PAPELÃO ONDULADO?

O mercado e o consumidor mostram-se cada vez mais atentos às questões de sustentabilidade e preservação ambiental nas relações de compra e prestação de serviço das empresas. Passou-se a priorizar produtos biodegradáveis, recicláveis e que não demandam de extração contínua e supressão severa dos recursos naturais finitos. Neste contexto, o papelão ondulado representa a opção […]

Ver Mais
Inovação – Uma nova abordagem para um velho tema

Estudos, artigos e trabalhos de institutos especializados no mercado indicam que cada vez mais as indústrias de embalagens estão e serão pressionadas para criar alternativas mais baratas e de caráter inovador. Criar alternativas, por meio da tecnologia, que tragam benefícios para o processo e que preconize diferenciais ao produto do cliente no momento da escolha […]

Ver Mais

Newsletter
Trombini

Gostaria de receber informações a respeito das soluções, serviços e produtos da Trombini?